Corpo docente

Marcello Costa-1Marcello da Costa Vieira

Professor Consultor TÍTULOS: BACHAREL em Ciências Militares pela Academia Militar das Agulhas Negras – AMAN, ENGENHEIRO CIVIL / Fortificação e Construção pelo Instituto Militar de Engenharia – IME; ESPECIALISTA em Gerenciamento de Projetos pela FGV, DOUTORANDO em Engenharia de Transportes pela Universidade de Brasília – UnB. Certificado como PROJECT MANAGEMENT PROFESSIONAL – PMP pelo PMI. OCUPAÇÃO ATUAL: Tenente Coronel, engenheiro militar do Exército Brasileiro; coordenador das obras de engenharia do Exército na Região Amazônica; professor de cursos de gerenciamento de projetos, orçamentação e planejamento de obras de infraestrutura, licitações públicas, elaboração de termos de referência e projeto básico para obras e serviços de engenharia, gestão de contratos na Administração Pública. PESQUISAS: ENGINEER RESEARCH AND DEVELOPMENT CENTER – ERDC, do Corpo de Engenheiros do Exército Americano na área de sistema de medição de serviços de dragagem em portos marítimos.

Fundadora_Beatriz_Terezinha_de_VargasBeatriz Terezinha de Vargas

Professor Consultor Mestre em Educação, Administração e Comunicação com o tema de pesquisa: Educação Ambiental e Gestão da Sustentabilidade. Especialista em Educação e Aprendizagem por meio da Psicopedagogia e da Arteterapia, Administradora e Psicóloga em formação. Desenvolve pesquisas em Sustentabilidade a partir do Sistema Integrado e Sistêmico de Gestão para Sustentabilidade Educacional.    

Hiram

Hiram Francisco Duque

Consultor Engenheiro Civil, Especialista em Custos e Gerenciamento de Projetos. Experiência em construção civil, administração de contratos e gerencia de obras especiais, como recuperação de áreas urbanas, túneis e fundações profundas para prédios. Faz parte no núcleo de pesquisa comparativa em Custos da Construção Sustentável a partir do Sistema Convencional aplicado na Construção Civil. Considera que os maiores desafios dos profissionais líderes de empresas face ao desenvolvimento Social, Ambiental e Econômico, podem ser minimizados por meio da Informação.

presidente_Eduardo_da_Silva_AmorimEduardo da Silva Amorim

Professor e Consultor Arquiteto Urbanista pela Universidade de Mogi das Cruzes (SP), Pós-graduado pelo Instituto Brasileiro de Desenvolvimento e de Pesquisas Hospitalares pela Faculdade de Administração Hospitalar de São Paulo (SP) e Pós-graduado em Urbanismo Moderno e Contemporâneo pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo. Curso de Aperfeiçoamento em Urbanismo, Concreto Armado, Estruturas Metálicas, Iluminação, Meio Ambiente, Energia Solar, Instalações Esportivas (Alemanha – intercâmbio); Projeto e Planejamento de Universidades na Universidade de São Paulo (USP). Coordenador do Núcleo de Pesquisa e Estudos do Departamento de Engenharia e Construções Sustentáveis do Instituto de Sustentabilidade Inovação e Ensino.

prof_Filipe_Alvarez_de_OliveiraFilipe Alvarez de Oliveira

Professor e Consultor Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2008). Possui especialização em Gestão Ambiental pelo SENAC (2009). Atualmente é consultor socioambiental na Pöyry-Silviconsult e aluno de Mestrado do PROCAM – USP na linha de pesquisa de Gestão de Recursos Naturais e Participação. Tem experiência na área de Educação Ambiental, Participação Popular, Agenda Política/Pública Socioambiental e Gestão Socioambiental. Link Currículo Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?metodo=apresentar&id=K4203519E8

profa_Inaiara_Barcellos_Ferreira_de_OliveiraInaiara Barcellos Ferreira de Oliveira

Professora Engenheira Civil, com 17 anos de experiência em Engenharia de Custos, com abordagem na colaboração mútua entre os profissionais dos setores de orçamentos, planejamento e controle de custos. Mestre em Orçamentos pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professora do MBA Gestão de Custos – IBEC e ex-presidenta do IBEC-RS (Instituto Brasileiro de Engenharia de Custos-RS).    

prof_Marcus_William_Mauricio_de_OliveiraMarcus William Mauricio de Oliveira

Professor Biomédico, Mestre em Toxicologia e Análises Toxicológicas pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo. Trabalhou como pesquisador por três anos no Departamento de Bioquímica da Universidade de Dublin Trinity College (Irlanda). Atualmente é diretor da empresa Reciclo Ambiental que atua na área de Consultoria e Prestação de Serviços em gestão e criação de projetos em destinação responsável de resíduos eletroeletrônicos. MBA em Gestão de Sustentabilidade pela Fundação Getulio Vargas – FGV/SP. Tem experiência nacional e internacional no setor de reciclagem de resíduos eletroeletrônicos. Link Currículo Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4759195E5

Diretor_Renato_BinotoRenato Binoto

Professor e Consultor Mestre em Engenharia Urbana – UFSCar, Tecnólogo em Logística com ênfase em Transportes – FATEC Jaú, Treinamento em Gerência de Projetos – Práticas Alinhadas ao PMI (Project Management Institute) – SENAC – São Carlos. Atua e possui experiência em Projetos de Otimização de Processos Logísticos, Gerenciamento da Contabilidade Empresarial, Ferramentas da Qualidade (Metodologia Kaizen/ -5Ss), Controle da Cadeia de Suprimentos, Gerenciamento de Estoque, Logística Reversa de Pós-Venda e Pós-Consumo, Gestão da Cadeia de Suprimentos Integrada a Tecnologia da Informação. Link Currículo Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?metodo=apresentar&id=K4203679Z1

Silene Bueno de GodoySilene Bueno de Godoy Purificação

Professor e Consultor Consultora Ambiental, Advogada, Mestre em Direito (Mackenzie), Mestre em Saúde Ambiental (USP), Doutora em Saúde Ambiental (USP). É professora de Direito Ambiental em cursos de Pós-Graduação na Faculdade de Saúde Pública da Universidade Presbiteriana Mackenzie. É coordenadora e docente do curso de Pós-Graduação Especialização em Direito e Gestão do Meio Ambiente no SENAC/Jabaquara.?Tem larga experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Ambiental, inclusive em âmbito internacional, atuando principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento sustentável, meio ambiente, direito, ambiente, direito ambiental, poluição ambiental e legislação ambiental. Na área educacional, possui sólida experiência como docente em cursos de graduação e pós-graduação e, em especial, na gestão de cursos superiores. Link Currículo Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4757459T2

Alejandro Jorge Dorado

Alejandro Jorge Dorado

Professor Possui graduação em Biologia pela Universidade de Buenos Aires, Argentina (1986), mestrado em Ecologia pela Universidade de São Paulo (1992) e doutorado em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo (1998). Desenvolveu pós-doutorado sobre poluição do ar e seus efeitos na saúde, na FSP/USP (2010). É presidente do Instituto de Estudos Avançados em Gestão Ambiental e perito do Ministério Público Federal e da Justiça do Estado do Paraná. Desenvolveu trabalhos profissionais na Argentina, Chile, Espanha, Equador, França, Guiana, Holanda, Itália, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela. Link Currículo Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4775751H8

Juliana Jacob

Juliana B. Jacob

Professora Graduada em Arquitetura e Urbanismo pelo Centro Universitário Barão de Mauá (2003).  MBA em Gestão e Engenharia de Custos pelo IBEC. Mestranda em Engenharia Urbana – UFSCAR, linha de Pesquisa Transporte Urbano Sustentável, em 2016. Docente da ETEC Centro Paula Souza e atua na área de planejamento e custos de obras e gerenciamento de projetos. Desenvolve pesquisa sobre análise dos investimentos econômicos em infraestrutura cicloviária. Link Currículo Lattes:  http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?metodo=apresentar&id=K8490187E1

DanielPaglia

Daniel Paglia

Professor Engenheiro Civil formado pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), e especialista em Gestão da Cadeia de Suprimentos pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Possui formação executiva em Gestão de Negócios pelo Instituto de Desenvolvimento para Gestão (INDEG ? Lisboa, Portugal), em economia pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e em Inteligência de Mercado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Professor de MBAs, pós-graduações e cursos livres na área de gestão de obras, gestão de contratos públicos, pleitos, licitações, canteiros e itens correlatos (Ibec, Ibmec, Aprimora, Evolução). Professor do Ministério Público Federal (MPF) e da Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU) para gestão de contratos públicos, licitações e contratos e gestão de obras. Palestrante em simpósios e congressos sobre o tema. Com mais de 15 anos atuando no mercado, já trabalhou em grandes multinacionais em cargos de gestão e diretoria. Atualmente atua como Perito de Engenharia Civil do Ministério Público Federal, como assessor da Secretaria de Engenharia e Arquitetura, sendo responsável pela gestão de grandes obras. Link Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1825187323921637

MariaCecilia

Maria Cecília Castro Gasparian

Professora Concluiu o Doutorado em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo em 2008. Mestrado em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo em 2003. Especialização em Psicopedagogia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo em 1995. Atualmente é Diretora Administrtiva da Associação Brasileira de Psicopedagogia onde foi Presidente Nacinal 2002-2004; membro – Association Mondiale Des Sciences de L Éducation. Publicou 3 trabalhos em anais de eventos. Possui 3 capítulos de livros e 1 livro publicado. Possui 24 itens de produção técnica. Participou de 15 eventos no Brasil e 1 no Chile. Orientou 8 trabalho de conclusão de curso na área de Educação. Recebeu 1 prêmio e/ou homenagem. Atua na área de Educação. Em suas atividades profissionais interagiu com 9 colaboradores em co-autorias de trabalhos científicos. Em seu currículo Lattes os termos mais freqüentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: Educação, interdisciplinaridade, Psicologia Educacional, Ensino, escola, escuta, escuta educacional, formação de professores, Processo de Aprendizagem e psicopedagogia. Link Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/2387602035498533

Auri

Aurilânia Carvalho Oliveira

Professora Formada em Arteterapia pelo INPG em 2007, Terapeuta Metafisica Transenergética formada em 2007 pelo Espaço Vida e Consciência ,Pedagogia em 1995 pela Faculdade Tereza Martin, Docente da Educação Infantil  ao Ensino Superior nas redes públicas e privadas desde 1989, além da docência atua desde 1998  em cargos técnicos educacionais de coordenação pedagógica, gestão escolar, supervisão escolar, formação de professores, assessoria pedagógica.

Desde 2003 foi convidada para ser supervisora responsável pela formação dos professores coordenadores pedagógicos de Embu das Artes , por seis anos atuou na formação de professores da rede municipal da Educação Infantil ao Ensino Fundamental II, permanecendo até 2009 no Núcleo de Formação da rede municipal.
Desde o inicio da trajetória em Educação trabalhou como professora Alfabetizadora e na formação de professores alfabetizadores.
Enquanto Supervisora do Núcleo de Formação de Embu organizou o Programa de Alfabetização para Todos  , no ano de 2008 , com a implantação das equipes multidisciplinares por regiões da cidade (pedagogos, especialistas, arte terapeutas, arte educadores e psicólogos) , cujo o objetivo era atuar na formação dos professores designados para alfabetização de 250 estudantes não alfabetizados que cursavam as quarta séries. No ano de 2006 participou da comissão de pesquisas e encontros de estudos da rede para os debates sobre o currículo de implementação do Ensino Fundamental de 9 anos. Nesse período também foi  formadora de professores  orientadores das salas de leitura na rede.
Membro integrante do comitê em Direitos Humanos do Estado de São Paulo na modalidade Educação Básica nos anos de 2004 à 2006.
Considera que o caminho para melhoria da qualidade de ensino nas escolas brasileiras seja o investimento na carreira e formação dos educadores . Acredita que a educação em valores humanos é imprescindível para construção de uma sociedade justa , solidária e sustentável.
Quando se trata de sua prática pedagógica com as crianças, sempre incluiu a formação em Educação Ambiental  como fio condutor para a formação humana, na qual a prática da escuta e fala amorosa fazem toda a diferença no desenvolvimento de seus estudantes.

renata

Renata Almeida Barbosa

Professora – EAD   Graduada em Biologia, atua na área da saúde há 17 anos no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, Multiplicadora da Gestão de equipamentos da Divisão do laboratório Central.Pós Graduada em Gestão Ambiental, visando equilíbrio entre Meio Ambiente e o Homem, encontrando harmonia com o todo. Pesquisadora e Bioterapeuta para terapias integrativas e PNL.

O ISIE

O Instituto de Sustentabilidade, Inovação e Ensino (isie) nasceu em 2008, questionador dos procedimentos de ensino e aprendizagem tradicionais. Localizado em São Paulo, Campinas, ministra cursos de pós-graduação e aperfeiçoamento, além de projetos de pesquisas e consultorias.
Saiba mais


Compartilhe

Onde estamos

ISIE Administrativo
Rua Aurílio de Souza, 172 - Hipica
13092-634 Campinas – SP – Brasil
Telefones: (19) 4107-0607
isie@isie.eco.br